Águia de Ouro

[Como escolher a rotina de exercícios certa para você?]

A maioria das pessoas que começam um programa de exercícios eventualmente param. Em seguida, vem a autocrítica, a tristeza por terem parado. E essa cobrança e parada nos exercícios tem, geralmente, como motivo principal, a falta de dedicação para escolher uma rotina de exercícios que funcione para você, e não uma que os outros dizem funcionar.


Escolher uma rotina de exercícios está ligado diretamente à compreensão de si mesmo, seu estilo de vida e suas responsabilidades. Você não precisa provar nada a ninguém: você quer algo que funciona para você, te deixando motivado todos os dias à prática de exercícios físicos e busca de uma vida mais saudável.

Para encontrar o seu programa de exercícios ideal e se poupar do tempo, dinheiro e desânimo de um esforço falho, alguns critérios podem te ajudar a fazer uma rotina de exercícios perfeita para você.

Rotina de exercícios físicos: Quais são seus objetivos da aptidão?

O que você quer obter de seu treinamento? Se seu objetivo é correr uma maratona, você não precisa correr 45 minutos por dia. Você deve começar treinando devagar, gradualmente elevando a quantidade e intensidade de exercícios à medida que você desenvolve um melhor condicionamento.

Rotina de exercícios para hipertrofia: Você está apenas treinando seus músculos ou tem uma rotina completa?

A maioria das pessoas estão tão focadas em seus músculos (incluindo o coração) eles negligenciam suas articulações, a respiração, a circulação, a coordenação e o equilíbrio. As rotinas que negligenciam músculos, como as rotinas de hipertrofia mais comuns por aí, são péssimas no médio e longo prazo. Uma rotina de exercícios equilibrada e diversa é mais importante para a nossa aptidão a longo prazo e bem-estar do que a nossa musculatura. Portanto, verifique se o seu exercício ajuda você a atingir esses objetivos maiores a longo prazo, sendo mais eclético nos tipos de exercícios que você faz

Rotina de exercícios para emagrecer: Você já separou seus objetivos de condicionamento físico de seus objetivos de perda de peso?

Eles devem estar sempre separados. Em uma rotina de exercícios realista, você vai perder 1 kg a 2 kg por mês, no máximo. Mas nesse mesmo mês, você pode ter ganho maior resistência e mais músculos, que “pesam” na balança. Só que esses músculos ajudam a queimar calorias mais rapidamente. Com o tempo, você perderá peso mais rápido e ganhará músculos e massa corporal magra, que é tudo que você está buscando para um corpo definido.

Rotina de exercícios na academia: A sua rotina de exercícios cabe na sua agenda?

Trabalho, filhos,responsabilidades do dia a dia fazem alguns tipos de treinamento mais difícil? Planeje. Se você não ‘tem tempo para duas horas na academia, então se exercite em casa. Se a rotina de exercícios é muito chata em casa para você, encontre um amigo para treinar contigo. Torne o hábito de fazer exercícios um prazer, e não um peso a mais na sua rotina. Um treino de 20 minutos com alta intensidade em sua sala de estar é melhor do que uma hora estressado na academia.

Será que sua rotina de exercícios incorpora mais benefícios do que hipertrofia ou aeróbico?

Ioga, por exemplo, trabalha flexibilidade e respiração. CrossFit, um exercício voltado para praticantes de exercícios no nível intermediário a avançado, combina resistência e alongamento. Tai Chi treina equilíbrio e articulações. Tendemos a separar os treinos em categorias: resistência, alongamento, meditação, aeróbico etc. Muitas vezes, no entanto, um único programa de treinamento é pode desenvolver você por inteiro, incluindo corpo, mente, sistema nervoso, e respiração. Você pode obter uma maior “valor” para o seu tempo de treinamento, escolhendo um programa com múltiplos focos.

Sua rotina de exercícios tem reflexos no seu dia a dia?

A menos que você carregue peso o dia inteiro, você não precisa de um programa de levantamento de peso pesado (a menos que você goste). A menos que você seja um triatleta, você não precisa empurrar sua resistência até o ponto de danificar as articulações.

Em vez de provar algo para alguém, decida sobre o que é importante para você, para agora e para o seu futuro, e treine para isso. Quanto mais o seu programa de treinamento melhora, mais muda a forma como você pensa, sente e se move em sua vida diária.

O que você faz na sua rotina de exercícios?

Nós todos temos o mesmo objetivo: para viver tanto tempo quanto possível, de forma saudável. Uma rotina de exercícios que funciona para uma pessoa não funciona para outra. O que é importante é que você continue treinando, acompanhado de profissionais para sua dieta e para a prática saudável de exercícios físicos, fazendo os exames médicos necessários para se exercitar com segurança.

Gostou? Entre em Contato e Solicite Orçamento!

Entre em contato