Águia de Ouro

[Entenda a importância da vacinação para crianças e adultos]

A prevenção é sempre a melhor opção para se proteger de diversas doenças fatais ou aquelas que prejudicam seriamente a nossa saúde. Felizmente com pesquisas e estudos diversas vacinas são criadas todos os anos e com a imunização em massa diversas enfermidades são erradicadas no Brasil.

Apesar do investimento em campanhas de vacinação por todo o país, o número de vacinações está diminuindo e consequentemente, doenças que até então estavam fora do mapa de contaminação voltaram a aparecer em algumas regiões do país.

Muitas vezes, a faltas de consciência da população pode gerar problemas irreversíveis, como a contração de meningite, febre amarela, sarampo, entre outras doenças graves que podem levar até a morte.

Sinal vermelho - Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2018 tivemos aproximadamente 500 casos confirmados de sarampo na região do Amazonas e Roraima. Doenças como a meningite e a poliomielite também estão voltando a assustar os brasileiros, isso porque muitas crianças, por negligência dos pais ou familiares, não tomam a vacina.

Algumas doenças, como a febre amarela, que foi controlada há anos também voltou a surgir. O Brasil se assustou com o seu surgimento e os números foram e continuam sendo alarmantes. Apenas no estado de Minas Gerais foram  528 casos confirmados da doença, com 177 mortes no ano de 2017 e 2018.

A campanha para a vacinação nos últimos anos tem sido forte e incisiva. A doença já foi uma das grandes causas da alta taxa de mortalidade infantil no Brasil.  Felizmente, hoje a cobertura da vacina conseguiu diminuir consideravelmente os casos de contração da doença. Por isso vacinar a criança é fundamental!

Afinal, a única forma de se proteger da enfermidade é investindo na prevenção e vacinando os familiares.

DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis preocupa há anos a área da saúde. Isso porque o número de pessoas contaminadas todos os anos é alto. Além disso, há doenças que são fatais, como por exemplo o HIV.

Infelizmente algumas doenças como a AIDS ainda não tem cura e nem vacina disponível no mercado, porém a Hepatite B e o HPV já possuem um antídoto que deixa a pessoa imune.

Hepatite B

No mundo todo, são mais de 325 milhões de pessoas infectadas pelas hepatites B e C, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde. Ambas normalmente são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas nos primeiros períodos de infecção.

Normalmente transmitido por meio de fluídos corporais e sangue, é indicada como uma doença DST. Porém, já podemos contar com a vacina da Hepatite B, que imuniza contra o vírus HBV, e está dentro do calendário de vacinação para adultos e crianças.

HPV

A vacina é direcionada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos em todo o território nacional. A imunização atinge a prevenção de até 70% dos casos de cânceres de colo de útero, 90% de câncer anal, 70% dos cânceres de vagina, 63% do câncer de pênis.

Ou seja, são evidentes os benefícios da vacina que deve ser tomada ainda na puberdade, confirme citado, porém, há grande cobertura também para adultos, quando direcionada por um médico.

Lembrando que o fato de haver vacinas que previnem a contaminação da doença não retira a importância do uso de preservativos.

A vacinação é uma forma singular de prevenir diversas doenças e a única forma segura de conseguir erradicar doenças que preocupam o país. Não deixe de se vacinar, afinal após contrair uma enfermidade grave o tratamento pode ser muito mais custoso para o bolso e a saúde.

Gostou? Entre em Contato e Solicite Orçamento!

Entre em contato