Águia de Ouro

[Treino todo dia? Saiba por que isso não é uma boa ideia]

Se você adora usar a famosa hashtag Treino Todo Dia, é melhor começar a repensar a sua planilha e separar um dia para o descanso. Afinal, ele também é tão importante quanto a periodicidade das atividades físicas.

De acordo com o professor da Bio Ritmo, Willian Carmo, é de extrema importância separar pelo menos um dia da semana para descansar. “O corpo precisa passar pelo processo fisiológico de recuperação, chamado de anabolismo, tendo assim um melhor desempenho físico nos próximos exercícios”, explica.

A ideia de treino todo dia pode desencadear o overtraing, que é quando acontece a fadiga muscular por falta de repouso. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta. Além disso, a pessoa que não descansou o corpo, não conseguirá obter o seu desempenho máximo em todos os treinos, já que os seus músculos e articulações estarão cansados.

Para quem tem como objetivo ganhar massa muscular, o descanso também é fundamental para o processo. “A hipertrofia não acontece durante a musculação. Nesse momento o músculo está sendo estimulado para ser tonificado e crescer nas horas seguintes após o treino”, explica o profissional da Bio Ritmo.

Normalmente, o tempo de descanso para a recuperação do corpo varia de 24 a 36 horas, dependendo da intensidade do treino. Para quem busca o emagrecimento, a recuperação também é importante. “É interessante intercalar o treino cardiovascular com o de musculação, realizando um a cada dia, assim a possibilidade de melhorar o desempenho será mais progressiva e segura”, explica o educador físico.

Gostou? Entre em Contato e Solicite Orçamento!

Entre em contato