O abacate é uma fruta incomum. Ao contrário da maioria das frutas, é rica em gorduras saudáveis e muitas vezes é usada para produzir óleo.
Enquanto o óleo de abacate não é tão conhecido quanto o azeite, é tão delicioso quanto, além de ter inúmeros benefícios, em grande parte relacionados ao seu conteúdo de antioxidantes e gorduras saudáveis. Vamos conhecer alguns deles.
Quase 70% do óleo de abacate consiste em ácido oleico saudável para o coração, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado. Ele é também o principal componente do azeite. Além disso, cerca de 12% do óleo de abacate é a gordura saturada e cerca de 13% é a gordura polinsaturada. Embora o óleo de abacate tenha uma alta proporção ômega-6 para omega-3, isso não deve ser preocupante, já que a quantidade total de omega-6 é relativamente baixa.
O óleo de abacate tem efeitos benéficos sobre os níveis de colesterol no sangue. Além disso, o óleo de abacate e azeite são mais eficazes no aumento do HDL, o “bom” colesterol. Há também indícios de que o óleo de abacate pode reduzir os níveis de triglicerídeos e níveis de colesterol LDL no sangue, além de baixar a pressão arterial.
O óleo de abacate é uma fonte relativamente boa de luteína, um carotenoide naturalmente encontrado em seus olhos. Ele funciona como um antioxidante que tem benefícios para a saúde ocular. Comer muita luteína pode reduzir o risco de catarata e degeneração macular, que são doenças oculares comuns relacionadas à idade. Seu corpo não produz luteína, então você deve obtê-la da sua dieta.
Alguns nutrientes precisam de gordura para serem absorvidos pelo seu corpo. Entre estes estão os antioxidantes carotenoides, que são pigmentos encontrados em muitos alimentos vegetais. No entanto, frutas e vegetais ricos em carotenoides são tipicamente baixos em gordura. A adição de óleo de abacate a uma salada com cenouras, alface e espinafre aumenta a absorção de carotenoides, quando comparado a uma salada sem gordura.
Numerosos estudos descobriram que os extratos de abacate e óleo de soja podem reduzir a dor e a rigidez associadas à osteoartrite. O extrato parece ser especialmente benéfico para pessoas com osteoartrite do quadril e joelho.
Algumas evidências sugerem que o óleo de abacate também pode ajudar a prevenir a doença periodontal, também chamada de gengivite. Esta doença inflamatória pode incluir sintomas como vermelhidão e sangramento das gengivas, mau hálito e a quebra de osso e tecido em torno dos dentes. No pior dos casos, pode causar perda dos dentes. O óleo de soja e o óleo de abacate podem bloquear uma proteína chamada IL1B, responsável por promover a inflamação e é atuando como o principal motor de destruição de tecidos e perda óssea na gengivite.
Os ácidos graxos no óleo de abacate parecem ser benéficos para sua pele, onde a combinação entre o óleo de abacate e vitamina B12 pode melhorar os sintomas de psoríase e ajudar no tratamento de lesões na pele, aumentando a rapidez da cicatrização de feridas.
De acordo com estudos, o óleo de abacate pode proteger contra os efeitos nocivos dos radicais livres ao entrar nas mitocôndrias. Uma vez lá, é capaz de neutralizar os radicais livres e impedi-los de danificar este importante órgão celular, ajudando a prevenir uma série de doenças.
O óleo de abacate é altamente versátil e fácil de incorporar na sua dieta. Por exemplo, pode ser consumido com frio, mas também é um óleo de cozinha seguro e saudável porque seus ácidos graxos são estáveis em alta temperatura.
Aqui estão algumas maneiras de adicionar óleo de abacate à sua dieta:
- Adicione uma colher de sopa a uma vitamina ou smoothie;
- Coloque sobre uma salada;
- Use-o como uma marinada para grelhar carne;
- Coloque em pratos assados;
- Use-o na maionese caseira;
- Coloque sobre vegetais antes de assar;
- Prepare húmus com ele;
- Coloque sobre sopas frias.
Além disso, o óleo de abacate às vezes é usado em produtos cosméticos e de cuidados da pele.
Se você quiser experimentar o óleo de abacate, certifique-se de comprar uma versão prensada a frio para colher os benefícios completos para a saúde listados aqui.