Águia de Ouro

[Exercício de respiração para aliviar dores no corpo]

Por se tratar de uma ação tão natural, o ato de inspirar e expirar é realizado inconscientemente. Dessa forma, a falta de um tempo para fazê-lo com atenção tem como resultado quadros como estresse, ansiedade e insônia.


Na contramão dos malefícios, a fisioterapeuta Patrícia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, afirma que, para pacientes com dores crônicas, como lombalgias e artrites, são utilizados exercícios de respiração para aliviar dores no corpo.

Respiração para aliviar dores no corpo

“Acomode-se em um ambiente tranquilo e sem barulho. Feche os olhos e comece, lentamente, o exercício de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. O tempo ideal é de 4 segundos puxando o ar, 2 segundos segurando-o e mais 6 segundos expirando-o”, explica a profissional. A profissional ainda acrescenta que esses e outros exercícios de respiração profunda devem ser realizados pelo período de 5 a 10 minutos por dia. Se achar melhor, realize a técnica antes de dormir.

De acordo com Patrícia, a respiração profunda estimula o fluxo sanguíneo e promove oxigenação na musculatura e articulações, o que auxilia no relaxamento muscular. “É importante mencionar que 90% das lesões musculares em atletas são causadas por esforço, e, quando relaxamos a musculatura com exercícios de respiração, temos um importante aliado contra esse tipo de lesão”, afirma.

Além disso, a profissional chama atenção para o fato que as crianças já vêm apresentando quadros de ansiedade e até depressão, que podem estar associados à respiração curta. "Esse é um problema difícil de diagnosticar antes que os sintomas comecem a surgir, mas a prática dos exercícios pode aliviar as dores no corpo, além de reduzir a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no nosso organismo", conclui.


Fonte: Sport Life

Gostou? Entre em Contato e Solicite Orçamento!

Entre em contato