O sol é essencial para a nossa saúde. Os raios do tipo ultravioleta B nos ajudam a adquirir a vitamina D, essencial para a absorção do cálcio, o que ajuda no fortalecimento dos ossos. Porém, apesar de ser benéfico para o nosso metabolismo e na prevenção de algumas doenças, é preciso cautela, pois pode prejudicar gravemente a saúde quando o indivíduo não toma os cuidados necessários.
Os raios produzidos pelo sol, o UVA e o UVB , apresentam cerca de 95% da radiação que o corpo absorve. Isso resulta na aparição de sardas, manchas, rugas, e pintas e em alguns casos mais graves até tumores benignos ou malignos:
UVA–Este tipo de raio possui uma variação de intensidade durante o dia, porém ele com uma intensa exposição, acaba por penetrar profundamente na pele, o que resulta no envelhecimento precoce e possivelmente no câncer de pele;
UVB- É mais comum no horário 10h e 16h. Com a exposição em excesso o raio UVB causa queimaduras em casos mais graves ou forte vermelhidão.
MAs, basta seguir as orientações e tomar sol com saúde, absorvendo todas as vitaminas necessárias para o nosso bem-estar. Então, confira algumas dicas para ter a pele saudável enquanto se expõe no sol.
Primeiro, escolha um protetor solar de qualidade
Optar por um protetor solar de qualidade é essencial para se proteger dos raios UVA e UVB, e oferece a absorção com qualidade dos raios solares.
No mercado, há dois tipos de protetores solares, ambos possuem a função de proteção, porém com pequenas diferenças:
Protetor solar físico ou inorgânico: Neste fórmula, o protetor é produzido com dióxido de titânio e óxido de zinco. O produto permanece na na pele de forma superficial, o que resulta na radiação sendo refletida.
Protetor solar químico ou orgânico: Neste caso, o protetor funciona como um formato de esponja de raios, assim os raios UVA e UVB são transformados em calor. Este processo evita a exposição do sol.
Mesmo com o protetor solar o ideal é evitar a exposição nos horários que os raios UVA e UVB ficam mais expostos, que tem início das 10h com término às 16h.
Os óculos de sol e os chapéus de abas largas são acessórios que além de deixar o look mais fashion também protegerem dos raios UVA e UVB. Optar por esse tipo de proteção é excelente para os olhos, rosto, pescoço e cabeça.
Cobrir as partes do corpo mais expostas pode ser de grande ajuda. Por exemplo, camisas de manga longa e calça podem ser mais apropriadas para quem ficará exposto ao sol por muito tempo.
Não se esqueça da hidratação!
Com a exposição ao sol e ao calor em excesso o corpo vai perdendo líquido rapidamente. Portanto, o consumo de água para manter o corpo bem hidratado é essencial para manter o bem-estar.