Por muito tempo as gorduras foram consideradas grandes vilãs da nossa saúde. Com o tempo e muitos estudos, descobriu-se que, na verdade, elas dão um grande reforço na manutenção do metabolismo.
Mas aqui estamos falando de alimentos ricos em gordura do bem, como abacate, castanhas, azeite, salmão e bacon – essas são ótimas opções para incluir no cardápio. Além de serem deliciosos, também ajudam a manter o peso, reforçam o sistema cardiovascular e ainda dão mais energia. Já as gorduras trans, presentes em fast-food, doces e produtos industrializados, a dica é: fique longe!
Parece difícil de acreditar, mas o consumo de gordura do bem ajuda na secreção de hormônios responsáveis por quebrar a gordura localizada e depois eliminá-la. Por isso, mesmo que você esteja fazendo dieta, é bom acrescentar gorduras saudáveis no cardápio como castanhas, azeite extra-virgem e abacate, por exemplo.
As gorduras podem agir como fonte de energia do nosso organismo. Principalmente se você opta por uma dieta sem carboidratos. Funciona assim: geralmente é o carboidrato o responsável por manter o nosso metabolismo funcionando. Quando reduzimos o consumo de alimentos como pães, massas e açúcares, o nosso organismo começa a usar a gordura localizada para ter mais energia. É por isso que dietas low carb (com baixo índice de carboidrato) são recomendadas para quem pretende perder muito peso.
As gorduras são mais difíceis de ser digeridas. Isso significa que o nosso organismo precisa se esforçar mais, aumentando o metabolismo e nos dando saciedade por mais tempo. E se ficamos saciados com mais facilidade, evitamos nos render à gula.
Os ácidos graxos são fontes de vitamina E, que possui uma poderosa ação antioxidante, retardando os efeitos do envelhecimento e dando mais elasticidade para a pele e os órgãos.
O Ômega 3 é uma das armas mais poderosas contra doenças cardiovasculares. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, consumir alimentos com esse tipo de gordura reduz em até 30% as chances de ter um infarto. Quais alimentos são estes? Salmão, sementes de linhaça, nozes... só para citar alguns.